domingo, 28 de junho de 2009

Tempo vs. "Carpe Diem"

Domingo - final da tarde! Sinal de que estou prestes a terminar mais um dos belos fins-de-semana. Estou aqui sentado e a pensar "em vez de estares aqui, porque é que não vais aproveitar para sair, conhecer pessoas, socializar, VIVER A VIDA?!?". A resposta pode parecer simples: levantar, andar, agir e não pensar! (A minha vontade é mesmo esta!! E todos os momentos - dos poucos que tenho conseguido - tenho aproveitado o mais que posso). Mas, torna-se complicado! Já falei várias vezes, com várias pessoas, sobre isto. A poucos dias de fazer 9 meses na metrópole sinto que me falta algo (não só uma coisa, mas talvez várias). Sempre dei muito valor à amizade, à socialização, ao "carpe diem". Só que aqui, sinto falta disto tudo. Tenho poucos, mas bons amigos, mas cada um com as suas vidas. Contudo, sei que se volto à Figueira da Foz, tenho a pessoa X, Y ou Z e que está lá e posso contar com ela para socializar (nem que seja tomar um café), etc... E não ficar confinado a um sitio. O mesmo se passa com a pessoa A, B ou C em Évora. Aqui, talvez ao fim-de-semana!

A metrópole tem milhares de pessoas, mas é mais complicado arranjar, pelo menos tempo ou alguém com tempo, para socializar ou conhecer alguém com quem eu possa partilhar, pelo menos, a amizade! A minha vida tem sido casa-trabalho, trabalho-casa! (Por um lado é bom sinal, na situação em que se encontra o país, mas preciso de mais)! Consegui finalmente, durante um dia, da semana passada, ir tomar café e espairecer, mudar de ares (fazia-me muita falta)...

Às vezes parece que dou em louco, a rotina dá cabo de mim. Sinto que não quero só rotina. Sinto que tenho energia suficiente para a viver e a quebrar todos os dias. Há obrigações que têm de ser feitas em prol de outras coisas, mas o resto?! Fazem-me falta certas pessoas, que me acompanharam nesta jornada da vida e que sei que me ajudavam a mudar o quotidiano(nem que fosse por uns momentos! Momentos esses muito importantes para mim, acreditem)! Preciso muito de mudar tudo isto.
Assim, que cheguei à metrópole, vinha com toda a motivação. Aqui quero continuar por algum tempo (Quanto? Não sei! Algum!... Mais uns anos? Talvez! A vida dá muitas voltas)! Só que como já referi, há muita coisa que me faz falta, e começo-me a sentir estranho! Será que preciso de algo novo?

Tal como outros fins-de-semana, consegui sair e mudar um pouco esta vida enfadonha que tenho levado. No fim-de-semana passado, fui à praia do Guincho, em que passei uma bela tarde. Este fim-de-semana, fui à praia do Creiro, na serra da Arrábida, muito perto do portinho da Arrábida (uma praia de sonho, linda mesmo) e terminei a noite de sábado numa das discotecas de Lisboa. Hoje está um dia com um tempo chuvoso de verão, mas nunca foi isso que me impediu de sair ou quebrar barreiras. (Pelo menos antes da mudança para cá)! Apesar destes dias maravilhosos, não implica que todos tenham de ser assim com saídas durante todo o dia... Bastava-me um cafézinho, uma palavra amiga, um contacto...

Enfim, que saudades dos tempos em que tinha tempo!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Mulheres

Há dois dias atrás, eu e a minha grande amiga goma cor-de-rosa, tirámos um tempinho para ela me fazer umas "perguntas do foro feminino" (ver post!), isto tudo com o objectivo de se saber o quanto eu conhecia do mundo "delas". Pois bem, algumas perguntas foram de resposta fácil e rápida ao qual eu respondi entre 90-99% de forma correcta e outras nem tanto que tive que "inventar" respostas. Às vezes pergunto-me porque é que as mulheres são tão complicadas (ou será que sou eu que sou?! Acho que não!). Temos muitas coisas em comum. Mas as hormonas dizem tudo... e há grandes diferenças que saltam à vista. A mulher é um ser complexo no meu ponto de vista. O relacionamento humano é um dos temas mais complicados e alvo de muitos estudos (teorias há muitas, mas cada pessoa é como cada qual...). Para mim elas são tudo (anjos e demónios - no bom sentido! - num só ser)! Não quero aqui passar a ideia de machismos ou que estou a falar mal... Pois, são elas que me fazem correr atrás, alegrar, sorrir e amar e mesmo desesperar ou chorar. (Será que vale a pena? Vale sempre a pena... Correr por gosto não cansa!) São elas que me atraem, seduzem, mas também dão para trás. Foi-me muito complicado responder à pergunta 9 do questionário. Pois eu nunca sei se a mulher gosta ou não de um rapaz, até o assumir. Elas conseguem não transparecer isso, e usam muitas formas, de o esconder. A mulher "ideal" ainda não apareceu, mas tenho esperança (que seja o mais rápido possível) que ela venha a aparecer. Não digo, ideal no sentido de "princesa bela e maravilhosa" (fisicamente!) mas sim ideal no sentido de "princesa bela e maravilhosa" física e psicologicamente (factor mais importante para mim!) no seu todo, aquela que me acompanhará e que me faça sentir bem que seja "perfeita" dentro do imperfeito! Será que exijo de mais?
Por mais que conheça pessoas do sexo feminino nunca as vou conhecer a 100% (e ainda bem!)... Mas, é essa misteriosidade e complexidade individual e geral que define as mulheres, que me atrai...

Estagiário.

Como estagiário, sei que existem alguns erros, que nos são perdoados, outros são repreendidos (para aprendermos!) e outros ainda são-nos atirados à cara, sem os termos cometido. É mais fácil apontar o dedo ao elo mais fraco. Mas isto é normal, todos cometemos erros, mas no inicio da vida profissional, uma pessoa ainda é muito "tenrinha", então há erros comuns nos estagiários. Por isso mesmo é que se chama estágio. Em inglês estagiário diz-se "trainee" por algum motivo. Estou a escrever este post porque recebi um mail ao qual achei muita piada e gostava de partilhá-lo. O mail tinha o seguinte titulo: "Parabéns Doutora !...(Este está 5**** *!!!!!!!!!)‏" e tinha em anexo uma apresentação de powerpoint que conta a história de uma senhora que festejava o seu 39º aniversário. Pois bem aqui fica o texto:

"O Aniversário.

Era o meu aniversário de 39 anos e o meu humor não estava lá muito para essas coisas. Naquela manhã, ao acordar dirigi-me à copa para tomar café, na expectativa de que o meu marido dissesse: "Feliz aniversário querida!" Mas, ele não não disse nada... Aí pensei: "Este é o homem que eu mereço!" Mas, continuei a sonhar: "As crianças certamente se lembrarão..." Quando elas chegaram para o café, não disseram nada também... Saí bastante desanimada, mas senti-me um pouco melhor quando entrei no Fórum e o meu estagiário disse: "Bom dia Dra... Feliz Aniversário!" Finalmente alguém se tinha lembrado! Trabalhei até o meio-dia, altura em que o estagiário entrou na minha sala dizendo: "Sabe Dra Promotora... está um dia lindo lá fora, e já que é o dia do seu aniversário, poderíamos almoçar juntos, só a senhora e eu, o que acha?" Achei a ideia excelente e fomos a um lugar bastante reservado. Divertimo-nos muito e, no caminho de volta, ele sugeriu: "Dra... com esse dia tão lindo, acho que não devemos voltar ao Fórum. Vamos até ao meu apartamento e tomamos lá uma bebida". Fomos então para o apartamento dele, e, enquanto eu saboreava um Martini, ele disse: "Se não se importa, eu vou até ao meu quarto vestir uma roupa mais confortável." "Tudo bem", respondi,"Fique à vontade." Decorridos mais ou menos uns cinco minutos ele saiu do quarto carregando um bolo enorme, seguido do meu marido, meus filhos, amigas e todo o pessoal do Fórum todos a cantar os parabéns! E lá estava eu... sem sotiã, sem cuecas, sentada no sofá da sala. É por isso que eu digo sempre: "ESTAGIÁRIO SÓ FAZ MERDA...!"
" (Fonte: Desconheciada/Email)

Olhem-me esta...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mini-Férias!

Finalmente, depois de sete meses de trabalho, tive as merecidas mini-férias! Tal como uma amiga diz: "As mini-férias já foram agora venham as férias". Pois é, quem anda no mundo do trabalho sabe muito bem que só tem vinte e dois ou vinte e cinco (depende das situações - normalmente são os vinte e dois!) dias úteis para gozar num ano inteiro. Não sei se será em todas mas temos de ter um período de pelo menos dez dias seguidos. Eu vou ter 15, pois o contrato acaba em Novembro e até lá não há muito tempo. Aqui o aldeão, teve uns diazinhos na terrinha. Praia, Noite, Convívio, "Cafézadas" e matança de saudades. Agora estou de volta à metrópole. Mas estes poucos dias deram-me para voltar a rever alguns amigos, colegas e familiares. Voltei ao meu mundo, ao meu espaço, à minha calma, à minha vida antiga (não tão antiga!). Deitar "cedo" depois das 4 da manha, acordar "cedo" à 1 (da tarde!), almoçar comidinha da avó, sair com os amigos, para a praia ou piscina de uma amiga, voltar a casa jantar, comidinha da "mamã" e voltar a sair para uma noite (não de copos, pelo menos para mim, porque eu é que ia a conduzir!). Podia-me cansar de fazer isto todos os dias (porque a rotina cansa-me e farta!) mas, não tive tempo de me cansar... Quem não gostava de ter uns dias assim?... Agora estou de volta ao trabalho, à rotina, ao deitar de noite e acordar de madrugada. A vida é feita de escolhas e esta foi a vida que escolhi e contratos são contratos e também têm o seu lado bom, tanto pessoal, como profissional. É a vida...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ultimos dias de Queima!

O que é bom passa rápido! Fui mais um fim-de-semana para Évora, para os dois últimos dias de queima. Desta vez fui Sexta e Sábado. Mais dois dias de loucura, voltar a rever as pessoas que me acompanharam durante a minha vida de estudante universitário e conhecer outras pessoas novas. Desta vez fomos doze pessoas que saímos da metrópole a caminho do Alentejo. E ficamos catorze no dormitório e mais uns tantos a sairmos. Saímos do nosso trabalho e fomos para Évora. Diverti-me muito. A sensação que me acompanha neste momento é de saudade. Mas a vida continua e todos nós temos a nossa. É a vida! Parabéns aos finalistas... Obrigado a todos os que me acompanharam nesta aventura! Adorei!
Mais um mês que começa... As férias estão quase aí, daqui a uma semaninha vou poder viver os meus primeiros dois dias de férias, desde que vim para a metrópole, acompanhados com os belos dos feriados. Planos? ainda não tenho... mas o que vier e se for bom, é bem-vindo...