segunda-feira, 4 de abril de 2011

Semana 10, Greves, Gasóleo, Dinheiro e Pneus - Parte I

Esta semana, tem cinco assuntos relevantes: O ginásio, as greves do metro, o gasóleo, o dinheiro e pneus.

Neste primeiro post falarei sobre o ginásio!

Ginásio

Começa hoje oficialmente a semana 10 do Ginásio. Dois meses já se passaram desde que para lá entrei. Com aproximadamente menos 4cm de barriga e menos 5kg, acho que está na hora de começar a ingerir mais proteína, para o ganho de massa magra, claro continuando a olhar para a ingestão de "boas calorias".

Na teoria: Para se perder peso é necessário consumir-se menos calorias do que aquelas que necessitamos diariamente [Depende da actividade diária exercida] - chamado défice calórico. Para manter peso é preciso ingerir o número de calorias exactas necessárias à execução dessas actividades. Para se ganhar músculo deve-se consumir mais calorias do que as necessárias diariamente.

Então e qual é o problema? Na prática, pelo menos para mim, é saber qual será o valor que necessito e o que posso comer sem "engordar"!?!? - É aqui que deveria entrar um profissional da área da nutrição! Com o excesso de calorias a tendência é o corpo guardar esse excesso sob a forma de gordura (e eu, tive muito tempo para a perder)! Para isso, é necessário também chegar a um equilíbrio, no que diz respeito aos exercícios efectuados, para desenvolver músculos, em vez de armazenar o excesso em forma de gordura.

Sei também que existem suplementos alimentares indicados para desportistas (constituídos essencialmente por "Proteínas" e o melhor é o suplemento de Whey - Proteína de soro de leite - usado por desportistas e indicado por nutricionistas da área do desporto. Normalmente, alimentos que não são ricos em proteína e que são "processados" são enriquecidos com esta proteína.

Um suplemento, não é um substituto de uma refeição [como o nome indica serve para suplementar]. Um suplemento alimentar não faz milagres, é preciso continuar a alimentar-nos de uma forma variada e equilibrada e a trabalhar. Aquilo que normalmente faz é auxiliar a toma diária de um certo nutriente ou alimento que se encontre em défice na nossa alimentação. Quando é necessário "cálcio", por exemplo, e uma pessoa não o consegue obter na sua alimentação diária, essa pessoa toma suplementos de cálcio. O mesmo acontece com vitaminas, sais minerais, etc.

As proteínas são essenciais ao corpo humano e são elas que ajudam na "reconstituição" dos músculos após "rebentamento" das fibras com o esforço exercido na musculação.Existem suplementos de emagrecimento, outros com vitaminas, outros de Ómega 3, outros com proteínas, outros... [uma infinidade]

A proteína de soro de leite (Whey) é retirada no processo da transformação do leite em queijo. O leite contem dois tipos de proteína: caseína e whey. No processo fabricação do queijo era apenas usada a caseína e o excedente (soro de leite) era rejeitado, pois considerava-se "não necessário"! Até que, após um estudo foi descoberto que o considerado "excedente" era constituído por proteínas de alto valor biológico, aminoácidos essenciais... É a proteína mais semelhante à proteína do leite materno que existe. Para além disso, é uma proteína de absorção rápida o que ajuda na recuperação dos músculos lesados.

Problema? Preço! - É um suplemento um pouco caro!

Aqui fica um resumo:


1 comentário:

  1. Qualquer dia o preço desse suplemento vai baixar à conta do "departamento do chinês". É só ver esta notícia http://aeiou.visao.pt/vacas-geneticamente-modificadas-para-produzir-leite-humano=f597307

    ResponderEliminar