quinta-feira, 7 de maio de 2009

23km em hora e meia...

A rotina às vezes instala-se nas nossas vidas, mas se pensarmos bem, também é importante. Faz parte da nossa história. Vou-vos contar um pouco da minha vida, do meu dia-a-dia (Segunda a Sexta), aqui em Lisboa (Actualmente!). Quem me conheceu nos meus tempos antigos, talvez não consiga imaginar-me assim. Mesmo assim vou contar:



Pois é... A metrópole tem destas coisas! Os meus dias de semana tendem a ser um pouco rotineiros no que diz respeito ao meu acordar e ao meu descanso no final do dia. Telemóveis a despertar às 7h45 nos dias úteis em dias normais (há dias em que acordo às 6h). Lá tem de ser, apesar de eu já ter dado por mim a "ralhar" com o despertador! Chegar a casa por volta das 19h, fazer o jantar e "xixi-cama"! Juntando a isto, tenho 8h de trabalho diárias. Mas as viagens são sempre diferentes, nem que seja pelo caminho que escolho para ir para o trabalho. Apesar destas às vezes serem um pouco stressantes, tendem a ser divertidas. De minha casa até ao trabalho são 23km, os quais habitualmente (pronto sempre!) percorro meu carrinho... Só que depende muito do dia. Quando saio de casa, nunca sei o que me espera... Felizmente, uma das minhas companhias, - a Mega FM com as Mega Manhãs - me vai avisando do que esta mais livre ou não e assim me vai condicionando o meu caminho. Pena é que às vezes nenhum dos caminhos que tenho possíveis (A5, IC19, Marginal ou mesmo as nacionais) estão "circuláveis". Aí tenho de me sujeitar ao que tenho. Podiam perguntar-me porque é que não vou de transportes públicos, só que a minha resposta seria, que apesar de existirem, são raros (muito raros!) e a más horas e fazem o mesmo caminho que eu (e o meu carro também é transporte público lol É raro verem-me sozinho, apesar de fazer parte da estatística dos 2 milhões de pessoas do anuncio do "share") logo iam demorar o mesmo tempo que eu levo, ou mais.
Não consigo imaginar como é que os meus colegas da margem sul conseguem fazer o longo caminho de casa para o trabalho, todos os dias, adicionado às filas da ponte.
Quando me refiro a estradas circuláveis, são aquelas que no mínimo conseguimos andar uns metros, sem termos de parar logo a seguir, ou pelo menos meter uma "segunda".
Independentemente da hora que saio, quando apanho filas, já sei o que me espera. Há dias em que consigo fazer 23km em hora e meia... Posso então dizer que em média andaria menos de 23km/h... O que não acontece... pois há momentos em que paro literalmente e outros que consigo chegar aos 100km/h. Há ainda outros dias em que consigo fazê-los em muito menos de 30 minutos (já contando com o trânsito do centro de Lisboa). A companhia do rádio e/ou outra companhia é sempre muito boa nestes casos. Cada viagem tem uma história para contar... Acreditem! Mas, a essência (global) da minha rotina é esta...

2 comentários:

  1. FELIZMENTE não trabalho no meio dessa confusão e sistema de "pára-arranca"!! Uffaaa!! São apenas 18km SEMPRE a andar!! (tirando umas ou outras vezes em ke apanho akeles "mata velhos", tractores, motocultivadores e afins...tão característicos da nossa paisagem agrícola) Mas tu já estás bem inserido no ritmo da metrópole ;)


    BEJO***

    ResponderEliminar
  2. Qualquer dia aproveitas páras o carro e vais fazer um chichizinho e mandar uma cagada no meio do mato ou numa arruela...mas atenção corres o risco de voltar e não ver o teu veículo...

    ResponderEliminar