quarta-feira, 13 de maio de 2009

O mundo do trabalho!

O local de trabalho, apesar dos momentos de pausa e a hora de almoço, tem de ser visto como um espaço de profissionalismo (tal como o nome indica!) em que as pessoas encarnam um papel diferente da sua vida privada ou mesmo social e de lazer.
Muitas vezes torna-se difícil esse papel e às vezes há momentos em que as pessoas se tornam elas próprias. Como em tudo, existem pessoas e situações boas, menos boas e más.
Entre muitas outras coisas, o stress também faz parte deste mundo, há é pessoas que reagem melhor que outras a ele, é certo, mas depende da situação e talvez das vivências das pessoas. Até a pessoa mais calma, como se diz na gíria, "se pode passar"! Existem muitos factores que influenciam o stress e o stress pode levar à desmotivação.


Relativamente ao relacionamento entre as pessoas, é o normal em todo o lado, algumas continuam com o seu ar profissional e só falam o necessário para exercerem o seu trabalho, não há aproximação, amizade ou interesse (neste caso, as pessoas convivem porque "sim","tem de ser" ou porque partilham o mesmo espaço ou projecto!). Outras dão-se bem, partilham experiências, conhecessem-se, criam amizades, dentro e fora do espaço profissional e, a meu ver, é o melhor que pode acontecer. O caso pior é mesmo quando uma pessoa é má profissional, ou mesmo má pessoa, gera intrigas, tenta tramar o "colega", faz-se de amiga ou mesmo tenta subir na carreira à custa dos outros. Engane-se quem pensa que isto é raro, infelizmente isto acontece!
Já estou há mais de 6 meses nesta empresa (ainda tenho muito para aprender!) mas alguns dos meus colegas, em "conversa de café" já comentaram (e eu também o sinto) que já estou com uma posição diferente daquela que tinha quando cá cheguei. Esta é a minha primeira experiência de trabalho, tinha uma ideia completamente diferente do que isto era antes de vir para cá. Apesar de todas as situações pelas quais passei neste espaço de tempo e as saudades que me dão do meu tempo de estudante, posso dizer que, até agora o saldo é positivo.
A empresa onde estou deslocado tem muita gente. O meu local de trabalho é uma ala aberta, onde toda a gente se vê. É estranho, mas estamos mais de cem pessoas na mesma sala, que partilhamos o mesmo espaço todos os dias, cruzamo-nos, assistimos a situações de stress, situações de alegria, partilha de conversas e interesses e não nos falamos. Conheço apenas uma pequena parte das pessoas que trabalham cá e sinto-me bem. Contudo, com este convívio, existem sempre aquelas pessoas que gostávamos de conhecer, que nos despertam de alguma forma algum interesse mas, como é o local de trabalho tornam-se difícil esses conhecimentos ou relacionamentos. (E há sempre aquele receiozinho da reacção da outra pessoa! Quem nunca passou por isto?!?!).
O meu contrato é de um ano, parece muito mas, o que é certo é que já se passou meio ano de contrato com a minha empresa e estou a três dias de fazer o mesmo tempo de serviço na empresa onde estou deslocado. Não sei quanto tempo mais cá vou ficar, só sei que o tempo voa...

4 comentários:

  1. É verdade! O tempo voa...depressa demais!!

    Não há que recear a tentativa de aproximação aos outros(as) ;)

    Por vezes é muito complicado haver/manter um ambiente saudável no local de trabalho, mas se este existir já é "meio caminho andado" para que o nosso lado profissional esteja mais feliz!!

    Deixo um apelo à população: Alegrem-se!! E façam com que o trabalho do próximo seja muito mais divertido!!!

    BEJO da Goma**

    ResponderEliminar
  2. O stress faz parte da nossa vida...
    Bonito post! Continuação de um bom dia de trabalho! Por acaso estou numa "pausa" a retemperar forças para a minha última aula...estava a corrgir testes...
    bjos Tabinhas

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por seguir o meu blog...

    O meu nome é Manuel Veloso

    Sou estudante nas ES/3 D. Egas Moniz, a sua mãe é minha porfessora de Geografia...

    belo blog!

    ResponderEliminar
  4. gostei do blogue;)

    boa semana

    bj

    ResponderEliminar