quarta-feira, 6 de maio de 2009

Queima das Fitas de Évora 2009

Pois é... Vem aí a Queima das Fitas de Évora 2009. Esta época deixa-me um pouco nostálgico. Saudades do que passei nos meus 6 anos de "Estudante"... Maio é o mês das queimas do país. Lembro-me muito bem, quando faltava às aulas nesta altura para ir a Coimbra com os meus colegas viver o famoso espírito académico de lá. E tenho pena de não conhecer a queima do Porto.

Mas estou aqui, neste blog, para falar da queima das fitas e semana académica da minha antiga universidade. Apesar do cartaz não ser inspirativo para muitos, na minha opinião não se pode agradar a toda a gente. Já li em vários blogs, pessoas a contestarem o cartaz - como todos os anos :P, é normal... - mas confesso que quando lá andava, o cartaz não era o que mais me "preocupava" (tanto que, muitas vezes, quando eu chegava ao recinto já o "cabeça de cartaz" tinha terminado), o mais importante para mim sempre foi o convívio, o espírito académico e os bota-abaixo.

Queimei o ano passado e a sensação é única. Contudo, independentemente, de ser ou não finalista, sempre vivi ao máximo o chamado espírito académico e não me arrependo nada. Como tenho saudades e só tenho os fins-de-semana livres, já está confirmada a minha presença lá, para reviver todo aquele espírito nos dois fins-de-semana desta queima.

Muitos dos meus amigos que lá deixei e não queimaram comigo, vão queimar este ano. Aproveito então para lhes desejar as maiores felicidades, dar os parabéns e pensar o que lhes vou escrever nas fitas.

Deixo aqui o cartaz da semana académica deste ano (Fonte: Associação Académica da Universidade de Évora ):



Pode não ser o melhor cartaz, mas o espírito académico e a união entre os alunos desta Universidade é muito bom, acreditem...

Ao contrário dos meus seis anos, a queima das fitas, volta a ser no colégio espírito santo, um dos mais importantes edifícios da Universidade de Évora, tal como era antes de eu lá entrar.

Para quem gosta e não conhece a tradição do dia da "queima" para os finalistas na Muy Nobre e Leal Universidade de Évora, deixo aqui um gostinho... Tudo começa com a ida à bênção das pastas de manhã, almoço e convívio com a família e amigos durante a parte do dia e à noite, a queima da fita do padrinho ou madrinha e o banho, no qual somos atirados de uma rampa ou plataforma por quatro amigos/familiares para dentro de uma piscina, trajados (último momento em que podemos oficialmente trajar). Pela tradição, o banho serve para deixarmos todos os conhecimentos adquiridos dentro da universidade para os próximos "Bichos" (Designação dos novos alunos antes de serem "Caloiros").

Parabéns aos finalistas... "Honesto estudo com longa experiência misturado!"

11 comentários:

  1. olá marcito! fico à tua espera, pois a minha queima sem ti não teria graça nenhuma. Quanto ao cartaz, para mim nunca fez grande diferença pois o facto de tar rodeada de amigos muitas vez fez-me chegar ao recinto a horas e condições menos próprias para poder ouvir alguma coisa...enfim queima é para curtir e é isso que nós "estudantes" fazemos. tenho muitas saudadinhas das nossas noites no manel dos potes. Beijinhos e .......até à Queima

    ResponderEliminar
  2. Ai ai é este ano :(
    Parece que foi ontem e já lá vão 5 anos, mas a vidinha continua xD

    ResponderEliminar
  3. Grande Márcio, esse maluco dos tempos da UÉ, E.I. em grande! Velhos e bons tempos que passámos no quartel.

    ResponderEliminar
  4. Não quero faltar!!

    A queima das fitas não é feita do cartza, mas sim dos alunos, que durante dias e dias animam a cidade (durante a noite claro! durante o dia tem que se dormir!!)

    BEJO***

    ResponderEliminar
  5. Marcito marcito...tb nao podia deixar de comentar este... tantas lembranças que me vem a cabeça "é só po é so po...é a minda é so po" lembras-te? ou "nao façam isto aqui...." Aguardo ansiosamente por mais uma queima...a minha queima! Que seja tão especial como todas as outras e não o seria sem a tua presença...

    Beijuh *.*

    ResponderEliminar
  6. Ola maninho!!
    Passei por aqui para te deixar uma beijoka!!
    Para os estudantes de Evora nao desesperarem, fiquem sabendo que a Semana Academica de Santarem é apenas de 5 dias miseráveis, em que quase apenas vêm Djs....mas pronto....Ah, e alem disso nestes dias a "tenda" é invadida pelos jovens da escola básica e da secundaria, mas tendo em conta que estou a estudar para professora consigo amestrá-los!! LOL
    Beijinhos granduxos para ti!!!

    ResponderEliminar
  7. xD um grande abraço para o senhor márcio... e cá nos vemos :) tens aqui um belo blog ;) continua [[]]

    ResponderEliminar
  8. Um beijo enorme da tabinhas, gostei...

    ResponderEliminar
  9. QUEIMAAAAA

    oh pah... estou a relembrar a época de praxes no inicio deste ano lectivo :P vai uma JOLA? :P

    beijinho, cá te espero ;)

    ResponderEliminar
  10. ohh homem caga em lisboa anda mas é ver fadas pa Évora!!!!

    ***

    ResponderEliminar
  11. ohhh homem caga em cidades poluidas anda mas é ver fadas pa Évora!!!!

    briga pra longe disso!

    ResponderEliminar